REALISMO

 MAPA MENTAL

Autores:

MACHADO DE ASSIS

Machado de Assis (1839-1908) foi um escritor brasileiro, um dos nomes mais importantes da literatura do século XIX. Escreveu poesias, contos, e romances. Foi também jornalista, teatrólogo, crítico de teatro e crítico literário. Em 1872, Machado de Assis publicou seu primeiro romance, “Ressurreição”. No dia 30 de janeiro de 1873, a capa do décimo número do “Arquivo Contemporâneo”, periódico do Rio de Janeiro, coloca lado a lado as fotos de José de Alencar, até então o maior romancista do Brasil, e a de Machado de Assis. Ele teve uma carreira literária ininterrupta, produziu de 1855 a 1908. Escreveu poesias, romances, contos, crônicas, críticas e peças de teatro. 
Machado de Assis faleceu no Rio de Janeiro, no dia 29 de setembro de 1908. Em seu velório, comparecerem as maiores personalidades do país. Rui Barbosa, um dos juristas mais aplaudidos da época, fez um discurso de despedida com elogios ao homem e escritor.



GUSTAVE FLAUBERT

Gustave Flaubert, escritor francês, nasceu em 12 de dezembro de 1821. Aos 16 anos de idade, escreveu sua primeira obra autobiográfica — Memórias de um louco. Iniciou o curso de Direito, mas, devido a problemas de saúde, não concluiu a graduação. Passou, então, a dedicar-se exclusivamente à literatura. Ele teve o maior sucesso com a obra "Madame Bovary", publicado em 1857 e que levou o escritor a ser processado por imoralidade. Com essa obra, Flaubert, que faleceu em 8 de maio de 1880, inaugurou o realismo francês, caracterizado por textos marcados por objetividade, antirromantismo, análise psicológica e crítica sociopolítica.


AUDIOBOOKS

Memórias Póstumas de Brás Cubas - Machado de Assis: (Audiolivro) Memórias póstumas de Brás Cubas - Machado de Assis - YouTube






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SIMBOLISMO

PARNASIANISMO

ROMANTISMO